Um saludo aos amigos que gostam de enfurquilhar seja a trabalho ou lazer. Aos paisanos que amam a raça crioula, a melhor entre os eqüinos e fazem de sua convivência com o pingo, arreios, montaria praticamente uma religião das mais sagradas e puras, amadrinhada pelos caudilhos antepassados que se enchem de orgulho ao ver um vivente bem enfurquilhado batendo estrivo com sol

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


RZ Reclusion da Carapuça e Feriado de Santa Edwiges são os grandes vencedores do Freio de Ouro 2011

Público compareceu em peso para conhecer os vitoriosos da 30ª edição da principal competição de cavalos crioulos do país e lotou as arquibancadas em Esteio (RS)

  • Alice Klein | Porto Alegre (RS)
Atualizada em 29/08/2011 às 11h27
Juliana Ramiro
Foto: Juliana Ramiro / RuralBR
Os ginetes dos machos vencedores foram Milton Castro, Maurício Niquel e Daniel Waihrich Marim Teixeira
Após uma disputa acirrada até o último minuto, o macho Feriado de Santa Edwiges e a fêmea RZ Reclusion da Carapuça conquistaram o Freio de Ouro 2011. A final da competição ocorreu neste domingo, dia 28, em uma tarde marcada por chuva e sol, durante a Expointer, em Esteio (RS).

Legenda: Pódio dos ginetes das fêmeas vencedoras
O último dia do evento contou com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O público compareceu em peso para conhecer os vitoriosos da 30ª edição da principal competição de cavalos crioulos do país e lotou as arquibancadas no Parque de Exposições Assis Brasil para assistir ao show de genética, habilidade e beleza.
 
Legenda: Governador do RS, Tarso Genro
Os ganhadores foram os animais que melhor conciliaram atributos morfológicos e funcionais durante as provas. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 1.469 animais participaram das seletivas. Foram 62 credenciadoras e 12 classificatórias, com disputas realizadas por todo o Brasil, e também na Argentina e Uruguai. Entre quinta, dia 25, e sábado, dia 27, ocorreram as provas preliminares, que apontaram os 28 conjuntos mais bem pontuados, 14 machos e 14 fêmeas, para disputarem a decisão neste sábado.
Antes de iniciarem as provas de MangueiraBayard-Sarmento e Paleteada, foi realizada uma homenagem especial pelos 30 anos do evento, onde os ginetes vencedores receberam medalhas e os aplausos do público.

 
Legenda: Homenagem aos 30 anos do Freio de Ouro
A prova de Mangueira, iniciada às 13h, deu início à finalíssima. Entre as fêmeas, não ocorreram mudanças na liderança. Com a melhor prova entre todos os conjuntos, Fantasia Cala Bassa continuou na primeira posição. RZ Reclusion da Carapuça e AS Malke Punhalada seguiram em segundo e terceiro lugares. O destaque entre as fêmeas foi o conjunto Respeitada da República, que saiu da décima posição para o sexto lugar. Entre os machos, ocorreram muitas mudanças na classificação ao final da prova dos machos, com JCL Descuido assumindo a primeira posição. Feriado de Santa Edwiges teve uma recuperação espetacular, já que começou o dia em oitavo lugar e acabou a prova em segundo. Em quarto lugar, ficou RZ Revuelto da Carapuça, que antes estava na liderança provisória.
O espetáculo seguiu com a prova Bayard-Sarmento. Entre as fêmeas, não houve alteração nas duas primeiras posições. Fantasia Cala Bassa seguiu em primeiro e RZ Reclusion da Carapuça em segundo. Joaquina da Bezinha subiu da quinta para a terceira colocação. Herança do Carrachi ficou em quarto lugar e AS Malke Punhalada caiu para quinto lugar. Entre os machos, JCL Descuido ficou em primeiro, seguido de Faceiro do Recanto Crioulo, e de RZ Reclusion da Carapuça, que ficou em terceiro lugar.
Paleteada foi emocionante, fechando o dia de disputas com uma reviravolta. Entre as fêmeas, o conjunto RZ Reclusion da Carapuça e Guto Freire venceu o Freio de Ouro, com 20,967 pontos. Fantasia Cala Bassa, do ginete Marcelo Rezende Móglia, ficou com 20,800 pontos e levou o Freio de Prata. Capanegra Jocasta, do ginete Lindor Collares Luiz, ficou com o bronze, com 20,099 pontos. A grande final contou com mudanças de resultados na última corrida. Na disputa dos machos, teve ainda mais emoção. O conjunto Feriado de Santa Edwiges e Milton Castro levou o Freio de Ouro, com 20,107 pontos. A prata ficou com JCL Descuido, do ginete Maurício Niquel, com 20,095 pontos. E o bronze deste ano ficou com RZ Revuelto Cristal da Carapuça, do ginete Daniel Waihrich Marim Teixeira, com 20,072 pontos.
 
Legenda: Tarde foi marcada por chuva e sol
Os jurados que avaliaram os machos foram Álvaro Dumoncel, Felipe Malfatto Fleitas e Rodrigo Albuquerque Py, tendo como reserva Rouget Gigena Wrege. Já as fêmeas foram julgadas por André Luis Narciso Rosa, Cássio Souza Bonotto e João Luis Arísio, com Jorge Aginelo do Nascimento como reserva.

Veja os classificados:
FÊMEAS
1º lugar
RZ Reclusion da Carapuça, box 18
Cabanha Profecia, Parobé (RS)
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Nota: 20,967
2º lugar
Fantasia Cala Bassa, box 44
Cabanha Cala Bassa, Aceguá (RS)
Ginete: Marcelo Rezende Móglia
Nota: 20,800
3º lugar
Capanegra Jocasta, box 42
Cabanha Capanegra, Dom Pedrito (RS)
Ginete: Lindor Collares Luiz
Nota: 20,099
MACHOS 

1º lugar
Feriado de Santa Edwiges, box 51
Cabanha Santa Edwiges, de São Lourenço do Sul (RS)
Ginete: Milton Castro
Nota: 20,107
2º lugar
JCL Descuido, box 88
Condomínio Descuido, Cabanha São José e Gilbert Munhoz, de Butiá (RS)
Ginete: Maurício Niquel
Nota: 20,095
3º lugarRZ Revuelto Cristal da Carapuça, box 70
Fazenda Tarumã e Estância da Conquista, Julio de Castilhos e Lavras do Sul (RS)
Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira
Nota: 20,072
fonte: canal rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário